Tendo descrito resumidamente cada tipo de editora existente no Brasil, tem-se que a Editora Illuminare se encaixa no modelo de editora prestadora de serviços, do tipo A.
 
A Editora Illuminare também está abrindo portas para o modelo tradicional da publicação, mas nesse caso o corpo editorial é quem seleciona autores através de pesquisa de mercado.
 
Para as publicações frequentes a editora Illuminare recebe o original em arquivo de word, analisa e emite uma proposta editorial. Nem todo o original que recebemos está apto a receber propostas editoriais sendo que só enviamos propostas editoriais a livros que sabemos que são vendáveis, que possuem um bom conteúdo e podem se transformar em bons livros.
 
Diferenciais
 
Dentro dos diferenciais da Editora Illuminare para outras editoras prestadoras de serviços, elencamos abaixo o que a maioria de nossos contratos editoriais engloba, analise cada um deles e serão destacadas as diferenças:
 
Processo editorial e gráfico
 
1.Nossos contratos incluem todo o processo editorial: análise do original, composição de capa a nível profissional, contracapa e orelhas (abas) combinando com a capa, design exclusivo de imagens e composições de capa e aceitamos sugestões e opiniões de nossos autores para a finalização do processo gráfico de capa;
2.Efetuamos uma revisão do original para então realizar a diagramação e formatação que poderá ser simples ou decorada, conforme o autor escolher;
3.Providenciamos ficha catalográfica, código de barra e ISBN para cada obra em particular;
4.Elaboramos/revisamos sinopse e biografia do autor para composição final das orelhas (abas) do livro;
5.Fechamos então o miolo e a capa do livro e enviamos para que o autor aprove e então enviamos para a gráfica;
6.Nossa gráfica imprime os livros com miolo branco ou pólen (bege) e capas foscas, brilhosas ou com verniz parcial em relevo, tudo a escolha do autor;
7.Nossa proposta já inclui o envio dos livros para o endereço que o autor indicar, com todos os livros embalados individualmente para proteção dos mesmos.
 
Nesse ponto encerra-se o processo de editoração, impressão e envio dos livros.
Mas não basta que o autor mande fazer seus livros, pois mesmo que esses tenham qualidade, eles precisam ser vendidos e para isso o autor precisa de divulgação e destaque.
Nesse ponto a Editora Illuminare também atua de forma concreta com as ações abaixo indicadas.
 

Divulgação, destaque e vendas
 
1. A Editora Illuminare se dedica a divulgar cada livro de forma diferenciada, destacando o autor no cenário cultural e literário a nível nacional e internacional;
2. Temos um grupo de 30 blogs e canais literários para divulgar nossos livros, nossos autores, elaborar entrevistas, resenhas, sorteios e ações promocionais diversificadas colocando sempre o autor em foco;
3. Promovemos um projeto denominado PAPEL - Propostas de Apoio e Preparação de Escritores Lusófonos, onde várias ações são desenvolvidas para apoiar e desenvolver mais os novos talentos literários. Ex. Palestras de Escrita Criativa com certificado de participação;
4. Lançamos desafios periódicos que envolvem formas diferenciadas de escrita e composições literárias com publicação de livro sem custo algum.
5. Promovemos concursos literários onde os autores Illuminare podem participar em categoria especial. Ex. 1º Concurso Literário Internacional "Escritores Malditos";
6. Organizamos periodicamente eventos literários exclusivos para lançamentos de antologias e dos livros solos de nossos autores, onde os autores Illuminare podem destacar outros de seus livros que não aquele lançado pela Illuminare. Ex. Tarde Literária;
7. Abrimos espaço em eventos internacionais para nossos autores participarem. Ex. Bienal de São Paulo; Bienal do Rio de Janeiro; Feira do Livro Livre Centro Cultural da Embaixada Brasileira em Buenos Aires; Feira do livro em Buenos Aires, entre outros;
8. Adquirimos espaços diversos na Revista Contos & Letras (mais de seis mil leitores online) para nossos autores, como colunas, espaço conto, espaço poesia, entrevistas, etc;
9. Contratamos canais literários para entrevistas ao vivo com nossos autores via internet, que são divulgadas para o Brasil e o mundo em grupos e páginas literárias (EM BREVE);
10. Temos representantes na cidade de Buenos Aires – Argentina o que nos facilita em muito a divulgação e participação de nossos autores em eventos internacionais.
11. Temos tradutores de espanhol em nossa editora para lançar nossos livros em edição bilíngue, caso o autor deseje.
12. Temos um canal de marketing exclusivo para divulgar a carreira de nossos autores em grupos de leitura, de eventos, de novos autores e de literatura, além de cinco páginas no Facebook onde nossos autores têm destaque;
13. Bate-papo do autor com leitores mediados por blogueiros conhecidos dentro de livrarias de grande destaque (EM BREVE);
14. No quesito vendas, nosso contrato editorial estipula que todos os livros produzidos são enviados ao autor, e nossa editora atua na divulgação para as vendas onde o autor recebe 100% do preço da venda. Divulgamos o autor e seu livro e inserimos na divulgação um site ou e-mail do autor para que o leitor compre o livro diretamente com ele.
15. Temos a Livraria Illuminare onde o autor pode colocar seu livro a venda e ganhar ainda mais destaque.
16. O autor Illuminare poderá ir em todos os eventos da editora e levar seus livros para venda sem deixar comissão alguma com a editora e mesmo assim ele terá destaque na programação e na divulgação do evento.
 
IMPORTATE: todos os tópicos acima são disponíveis aos autores Illuminare conforme sua necessidade e desejo e fazem parte do nosso diferencial para com nossos autores, porque não basta publicar e imprimir, é preciso divulgar, vender, destacar e incentivar o escritor.
Portanto, se estiver decidido a publicar conosco, nos envie seu original e se ainda tiver dúvidas, nos procure e teremos satisfação em responder as suas questões.
 
Envios de originais: editorailluminare@gmail.com
 
Nossa editora está de braços abertos para você!
PORQUE PUBLICAR COM A ILLUMINARE
 
UM CONVITE A PUBLICAR
 

A ideia ou sonho de publicar um livro faz parte do âmago de muitos talentos que se escondem por esse Brasil afora. Os custos envolvidos no lançamento de um livro no mercado editorial brasileiro são altos. Editoras, gráficas e outros componentes desse processo, muitas vezes, querem ganhar muito esquecendo que o grande mérito é do escritor. Um escritor não faz um livro do dia para a noite. Alguns demoram anos, onde toda a inspiração, vontade, criatividade  e tempo são doados em prol de um sonho que tenta se concretizar. E assim merecem seu reconhecimento. 
A Editora Illuminare acredita no potencial dos autores nacionais, conhecidos e desconhecidos, e por isso após momentos de reflexão, ponderação, planejamentos e pesquisas, foi possível formar uma boa proposta de publicação para novos talentos da literatura nacional. 
Nesse processo temos muitos agentes atuantes como no caso dos diagramadores, capistas, editores, revisores, técnico em arte final, gráfica, distribuidores, agentes e críticos literários, designs de marketing e divulgação. 
Mas mesmo assim, com todo esse aparato a ser custeado, entendemos que o escritor não pode ser resumido a 5% do preço de capa do seu próprio livro.
Afinal, a obra de arte é do artista e não de seus apoiadores, e por isso acreditamos que para o autor deve se voltar a maior parte dos louros.
Portanto, em nossa proposta de publicação tem-se a intenção máxima de  valorizar o escritor brasileiro, mas de igual modo, custear de forma satisfatória todo o processo editorial.
 

SOBRE PUBLICAÇÕES E EDITORAS
 
Hoje, no mercado brasileiro temos três tipos básicos de editora:
 
Editora Tradicional; nesse tipo de editora o corpo editorial escolhe, entre os inúmeros originais que recebe, quais ele acha viável publicar. Capa, diagramação, impressão e revenda são por conta da editora, decidindo ela sobre a arte da capa, o estilo da diagramação, papel e etc. Em geral fornecem ao leitor produtos de qualidade tanto gráfica quanto de design. Essas são as grandes e tradicionais editoras. O autor envia o original e espera que um dia ele seja selecionado, se tiver muita qualidade, tema destacado, diferenciado e um público já conquistado. Marketing por conta da editora.
Editora por demanda; nesse tipo de editora, ela publica quase tudo que lhe chega as mãos, onde capa, diagramação e impressão são por conta da editora, decidindo ela sobre a arte da capa, o estilo da diagramação, papel e etc. São utilizadas artes e impressões básicas, padronizadas, sem muita diferenciação. No quesito venda, essas editoras vendem conforme o leitor compra diretamente em um link da editora. O autor envia o original e espera que um dia ele seja selecionado, se tiver possibilidades de venda, ele será chamado. Marketing e divulgações por conta do autor.
Editora prestadora de serviços; nesse tipo de editora o autor paga parte ou todo processo de editoração e impressão. Assim ele envia o original e a editora lhe envia a proposta editorial adequada, com custos a serem pagos, forma de pagamento e o que está inserido nos serviços contratados. Nesse tipo de editora quem define o que o autor terá direito e quem terá voz nos processos inseridos dentro de uma publicação é a editora, e o autor aceita ou não conforme sua vontade. O autor envia seu original e em curto tempo recebe proposta editorial.
Dentro desse tipo de editora - a prestadora de serviços - tem-se uma sub-divisão:
a.Editora A - O autor paga o valor estipulado na proposta e recebe um número x de livros conforme estipulado em contrato. Em geral o autor estipula quantos livros quer receber e o valor varia conforme essa decisão do autor.
b.Editora B – A editora imprime X livros e obrigam ao autor a compra de X livros dentro do lote impresso (na maioria das vezes de 200 livros para cima). Esse segundo tipo muitas vezes apregoa não cobrar pelos serviços e ser ”tradicional”, mas após a publicação, o autor é obrigado a comprar ele mesmo um número x de exemplares ou terá seu nome negativado no SPC. O que não deixa de ser uma prestação de serviço.
Então, no final, tanto faz, cobrar pelos serviços de publicação e entregar X livros ou obrigar o autor a comprar X exemplares após a publicação, em ambos os tipos, o modelo tem como premissa o autor ajudar a custear a publicação ou mesmo paga-la por completo para depois vender os livros por si só.
 
Copyright 2014 - Editora Illuminare - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por ASN Designs
Newletters
Inscreva-se  e fique atualizado com nossos lançamentos, seletivas de publicações, promoções e eventos.
 
Nada e ninguém é maior que Deus e seu poder. Em Ti eu confio! A Ti, somente a Ti eu me rendo!
Editora Illuminare
Praça XV - Centro - Torres - RS
CEP: 95560000 - Caixa Postal 49
 
Representantes Oficiais em:
 
Palermo - Buenos Aires/Argentina
Rio de Janeiro - RJ
Araruama - Região dos Lagos - RJ